Responsabilidade Social

  • Home
  • /
  • Responsabilidade Social

Projeto Sol

Em 1978, Irmã Angela Mary, uma freira americana, e Luiz Carlos dos Santos, um jovem sociólogo, iniciaram um trabalho de atendimento e recuperação de jovens drogados no bairro da Capela do Socorro, Zona Sul de São Paulo.
Após quase 5 anos, constatando a extrema dificuldade de recuperação, resolveram investir no trabalho de prevenção às drogas e à violência.
Em 1982, compraram um barraco na favela Vinte e iniciaram o programa educativo do Centro de Orientação e Educação à Juventude, que foi chamado de Projeto Sol.

Irmã Angela está no Brasil desde 1965, foi professora e diretora do Colégio Santa Maria pertencente à Congregação das Irmãs da Santa Cruz. Formada em balé e permanentemente se capacitando em diversas modalidade artísticas, foi através dessas ferramentas que começou a atrair as meninas e adolescente da periferia para a dança. Ao mesmo tempo, Luiz Carlos organizava os meninos para jogar futebol.

Após mais de 30 anos de existência, o Projeto Sol mostra que a pedagogia baseada na arte educação, na cultura e nos esportes, no resgate da dignidade e auto estima do indivíduo, fundamentada no compromisso com a comunidade e na valorização da família, resulta na transformação social do ser humano.